Como conciliar o home office e o aprendizado?

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Estudar, trabalhar e estagiar remotamente tornou-se comum na pandemia. Para conseguir conciliar essa rotina é preciso foco e equilíbrio. Entretanto, depois de tanto tempo em isolamento, é normal se sentir cansado e menos produtivo em alguns momentos.

Muito se fala em transformação digital e seus benefícios para o mercado de trabalho. Um que tem sido cada vez mais reconhecido por empresas de diferentes portes é o home office e possui suas vantagens, como o fato de não precisar se deslocar e não pegar trânsito. Por outro lado, trabalhar e estudar ao mesmo tempo pode ser desafiador. Muitas vezes a rotina se torna exaustiva, você pode pensar em desistir, mas é necessário valer todo o esforço e dedicação investidos na sua carreira profissional. Lembre-se do seu objetivo maior e dos seus sonhos!

Afinal, como não deixar que a procrastinação elimine seus esforços na gestão do tempo? De que forma dar conta do trabalho home office e dos estudos sem estresse? É o que vamos entender neste conteúdo.

Saiba separar as atividades

Pense em suas funções no trabalho e liste as principais delas — faça o mesmo com as disciplinas da graduação que precisam ser estudadas. Com essas indicações, você tem uma visão mais ampla do que deve ser realizado e pode seguir para o próximo passo.

Estabeleça horários para cada atividade

Em posse dessas informações, fica mais fácil separar horários para cada atividade. Leve em consideração quantas horas você precisa dedicar ao trabalho por dia, lembrando-se de acrescentar o período de almoço. Ao fim desse expediente, reserve um tempo para descansar a mente antes dos estudos.

Crie um ambiente

Para que o seu corpo entenda que não é hora de descanso somente por estar em casa, é preciso ter um local para se dedicar às tarefas de trabalho e estudos. Dê preferência a uma mesa com cadeira confortável, que possa abrigar os materiais que mais utiliza no dia a dia para otimizar o seu tempo.

Faça um cronograma de estudos

Um plano de estudos será seu grande aliado para que todos os conteúdos da graduação sejam aprendidos e revisados, sem que nada fique para trás. Por isso, invista nesse cronograma logo após entender como funcionará a sua rotina de home office e aprendizado.

Lembre-se das pausas

Uma das dificuldades relatadas por muitos profissionais que trabalham em home office é saber a hora de parar. Como estão em casa, as horas podem passar muito mais rápido e, quando se vê, já se prolongou o momento de finalizar o expediente. Por isso, é preciso ter bastante atenção às pausas.

Livre-se de distrações

Celular, você já deve imaginar por que ele desestabiliza a rotina de trabalho remoto e estudos, certo? Ao pegar o celular ou abrir a página no computador, 5 minutos acabam se tornando horas e, quando se dá conta, perdeu um tempo precioso. Isso contribui para que as tarefas se acumulem e tornem seu dia turbulento.

Com isso em mente, separe um horário por dia para checar as mensagens e notificações. Certifique-se de que não seja antes de dormir, para que isso não prejudique também o seu sono. Aos fins de semana, quando você terá mais tempo, pode dedicar uma atenção maior a esse lazer — mas não deixe que seus dias se resumam a isso.

Aproveite a flexibilidade

Precisou prolongar um pouco o almoço ou um parente fez uma chamada de vídeo bem no momento em que você ia começar a estudar? Aproveite a flexibilidade de estar em casa e não se limite. É importante seguir seu cronograma, mas lembre-se de que você pode retirar alguns minutos dos períodos de pausa para essas finalidades.

Conte com os seus familiares

Caso você more com a família e esteja preocupado com as distrações que esse cenário pode causar, não deixe de conversar com eles. Explique que estará em casa, porém, ocupado com seu trabalho home office e, posteriormente, com os estudos. Assim, eles evitarão chamá-lo sem necessidade durante o dia.

Mantenha-se motivado

Por último, não deixe de se motivar a cada dia. Estar em casa por muito tempo pode desanimar principalmente as pessoas que gostam de levar uma vida mais agitada. Porém, considere os benefícios do trabalho remoto — ainda mais em como ele ajuda a focar nos estudos.

Siga nossas dicas e nos conte nos comentários o que achou e se sua produtividade foi elevada. Estamos aqui para te ajudar! Venha saber mais.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como conciliar o home office e o aprendizado?

Estudar, trabalhar e estagiar remotamente tornou-se comum na pandemia. Para conseguir conciliar essa rotina é preciso foco e equilíbrio. Entretanto, depois de tanto tempo em isolamento, é normal se sentir cansado e menos produtivo em alguns momentos. Muito se fala

Já fiz faculdade, será que preciso mesmo estudar mais?

Devido à alta competitividade do mercado de trabalho, a graduação não é mais vista como um diferencial no currículo. Para se destacar na carreira é preciso ir além. Mesmo com esse novo cenário, é comum estudantes acreditarem que terminar a

Promover ensino para sua equipe é uma ótima alternativa!

Num mercado de trabalho cada vez mais acirrado pela competitividade e pelas inovações tecnológicas, investir em nosso aprendizado contínuo é um passo indispensável para nos mantermos atualizados em relação às tendências e nos anteciparmos às exigências de nossa área de

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Devido à alta competitividade do mercado de trabalho, a graduação…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat
Precisa de ajuda?